Home

REM MT e SEMA se unem ao Projeto Verde Novo para plantar 2.500 mil mudas de árvores em torno da Arena Pantanal neste sábado. Participe!

As altas temperaturas da capital mato-grossense sempre foram destaque nos noticiários de todo o país. Mas, nos últimos anos, devido às mudanças climáticas, elas vêm impactando cada vez mais na qualidade de vida e na saúde da população. Preocupada em fazer algo efetivo para mudar esta realidade, a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Programa REM MT, se uniu ao Projeto Verde Novo (TJMT), para realizar o plantio de 2.500 mudas de árvores ao redor do Estádio da Arena Pantanal, em Cuiabá, neste sábado, (3 de fevereiro), das 7h30 às 11h.  

Nesta ação, serão plantadas mudas nativas e frutíferas, como Ipê, Aroeira, Jacarandá, Pata-de-vaca, Acerola, Amora, Tamarindo, entre outras espécies. E os cidadãos estão convidados a participar deste passo em direção a um futuro mais verde. 

De acordo com a coordenadora geral do Programa REM MT, Ligia Nara Vendramin, a ideia da parceria surgiu devido às circunstâncias climáticas difíceis que todos têm passado nos últimos dois anos. 

"Diante da acentuação das mudanças climáticas, especialmente sentidas aqui pela diminuição da umidade do ar e do aumento forte da temperatura, percebemos que o Programa REM MT poderia colaborar nesta adaptação às mudanças climáticas. E a primeira ação neste sentido é o reflorestamento de Cuiabá, pois isso vai contribuir diretamente com a diminuição da temperatura e a melhoria da umidade do ar", garantiu Ligia.

 Coordenadora do REM-MT, Ligia Vendramin -  Crédito: SECOM-MT

A coordenadora ressalta ainda que além de colaborar com recursos para a aquisição das mudas e para a viabilização do plantio deste sábado, a SEMA, por meio do REM MT, fez um compromisso de parceria com o Programa Verde Novo, no sentido apoiá-los na meta de plantar aproximadamente 300 mil mudas de árvores nos próximos cinco anos.

"Como temos muitos parceiros com quem já trabalhamos, vamos buscar mobilizá-los para impulsionar novos plantios", explica Ligia.  

PARCERIA

O Juizado Especial Volante Ambiental destaca que a parceria estratégica com diversas entidades visa não apenas embelezar a paisagem da cidade, mas também contribuir significativamente para a revitalização e conservação do ecossistema local e o resgate do título de cidade verde. 

O Projeto Verde Novo nasceu de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam), e os município de Cuiabá e Várzea Grande e o Instituto Ação Verde. A empresa Águas Cuiabá também será parceira na ação. Por esse termo, o TJMT coordena o projeto e disponibiliza servidores para as ações, os municípios indicam os locais e fornecem mão-de-obra e o Instituto Ação Verde fornece suporte técnico e firma parcerias por contrato privado.

 


Crédito: SECOM-MT

 

Serviço: 
O que: Plantio de 2.500 mudas de árvores nativas e frutíferas

Quando: sábado (3 de fevereiro), das 7h30 às 11h.
Onde: Arena Pantanal - Portão F

Quanto: Gratuito e aberto à população

 

Por Mariana Vianna com informações da Comunicação do TJMT