1. Home
  2. »
  3. Imprensa categoria
  4. »
  5. Com apoio do REM MT, Batalhão de Emergências Ambientais inaugura sua sede em Cuiabá

Notícias

Com apoio do REM MT, Batalhão de Emergências Ambientais inaugura sua sede em Cuiabá

Foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira (01.07), a sede do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA-MT). Localizado na região central de Cuiabá, o quartel será estratégico para as ações de planejamento, prevenção e combate aos incêndios florestais em todo Estado. O Programa REM Mato Grosso investiu cerca de R$ 500 mil na infraestrutura da obra. 

Para Lígia Vendramin, coordenadora do REM MT, as ações do BEA vão ao encontro dos principais objetivos do Programa, que é a redução das emissões de gases de efeito estufa (gee). 

“O batalhão é o principal órgão do Estado no combate aos incêndios florestais. E os incêndios aumentam as emissões de gases na atmosfera que provocam o efeito estufa. Então, é fundamental a estruturação do BEA, que atua diretamente no enfrentamento desse problema”, destacou a gestora, que participou da inauguração da sede do batalhão, que é ligado ao Corpo de Bombeiros. 

Lígia Vendramin, coordenadora do REM MT. Foto: REM MT

A comandante do BEA,  tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Jusciery Marques, também destacou o apoio do REM MT para viabilizar o empreendimento. “O Programa atuou de maneira efetiva durante a reforma do prédio. Foram recursos fundamentais para reforma do telhado, instalação da rede elétrica e a compra de mobílias e computadores para estruturarmos a Sala de Situação, da onde monitoramos todos os focos de incêndio no Estado”, destacou. 

O governador Mauro Mendes, que também esteve na inauguração, ressaltou que a nova  estrutura do BEA “servirá para atender todo Mato Grosso, na prevenção e combate aos incêndios florestais”. 

Comandante do BEA, Jusciery Marques, explica funcionamento da Sala de Situação para o governador Mauro Mendes. Foto: REM MT

 

Já a secretária de Estado de  Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, observou que o apoio institucional do REM MT tem sido fundamental nos últimos tempos, no sentido de estruturar ações de combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais. “O REM MT tem nos ajudado a dar mais condições para que esses órgãos, que estão lá na ponta, desenvolvam seu melhor trabalho no combate aos ilícitos ambientais”. 

A sede do BEA está localizada na esquina das avenidas Dom Bosco e Dom Aquino, em Cuiabá. Além da inauguração da nova estrutura, o evento contou com a promoção de 148 militares que alcançaram ascensão na carreira. Também participaram das cerimônias, o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e  o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges.

 

Foto: REM MT

 

Investimentos

A reforma do prédio que hoje abriga a sede do BEA demorou mais de dois anos para ser concluída. Os recursos do REM MT foram aplicados na reforma do telhado, na instalação da rede elétrica e da rede lógica, para o funcionamento da internet. 

Para a Sala de Situação, o REM contribuiu com a aquisição de equipamentos de última geração, que ajudam na detecção rápida dos focos de calor e com monitores de 55 polegadas, que formam o painel de monitoramento dos incêndios florestais. Ao todo, os investimentos foram na ordem de R$ 500 mil.

Sala de Situação do BEA-MT. Foto: REM MT

Além da estrutura física, a coordenadora do Subprograma Fortalecimento Institucional, Franciele Nascimento, destaca que o REM MT investe de forma contínua no BEA, por meio da compra de equipamentos de tecnologia e combate aos incêndios florestais, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).  

 

Por Marcio Camilo

Compartilhe