Agricultura Familiar: Alta Floresta recebe primeira oficina de mapeamento de cadeias de valor

Omunicípio de Alta Floresta (a 790km de Cuiabá) recebeu entre os dias 28 e 29 de julho, a primeira Oficina de Mapeamento das Cadeias de Valor das organizações que manifestaram interesse em participar da Chamada de Projetos do Programa REM MT.

Na oficina, foram mapeadas as cadeias de valor do açaí, leite, sementes florestais e café, atividade que é requisito para elaboração do Plano de Gestão de Cadeia de Valor (PGCdV) e que visa o fortalecimento e estruturação de cadeias prioritárias ao Subprograma Agricultura Familiar de Povos e de Comunidades Tradicionais (AFPCTs) do REM MT.

Ao todo, o evento contou com a participação de 32 pessoas,entre representantes das organizações da agricultura familiar e parceiros (Empaer MT, ICV e IOV) e a equipe da DeVallor - Soluções aos Ecossistemas de Negócios.


Foto: Assessoria DeVallor

 

A iniciativa é promovida pelo programa REM MT e faz parte do processo de mentoria estratégica executado pela DeVallor, que facilitou a oficina e deu suporte aos empreendimentos da agricultura familiar para elaboração do mapeamento, definição de estratégias e plano de melhoria para as cadeias prioritárias.

 


Foto: Assessoria DeVallor


A MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

O Programa REM Mato Grosso e o Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO) selecionaram 53 dos 88 empreendimentos de MT que trabalham com produtos da sociobiodiversidade inscritos na Manifestações de Interesse.

Os empreendimentos selecionados receberão apoio financeiro e suporte de uma equipe de consultores para o acompanhamento da execução de Planos de Gestão de Cadeias de Valor, que visam melhorar a vida de pequenos agricultores, quilombolas, ribeirinhos e comunidades indígenas.

 

Para a cafeifultora Elaine Cristina Guilherme, mãe de Maria Rita, da Associação São Brás “a oficina foi maravilhosa, eu volto realizada e com mais ânimo para poder continuar, com força para levar adiante o nosso plano de melhoria de 5 anos para cadeia de valor do café. Com isso, a gente conseguiu enxergar o nosso empreendimento de forma diferente".

 

Foto: Assessoria DeVallor

A próxima oficina presencial de mapeamento de cadeias de valor acontecerá em Cuiabá, nos dias 8 e 9 de agosto de 2022.

 

Fonte: Assessoria DeVallor

 
 
Avalie esse item
(0 votes)
Modificado em Terça, 02 Agosto 2022 14:19