EMBRAPA e REM MT apresentam tecnologias inovadoras para o desenvolvimento sustentável da agropecuária em Mato Grosso no Show Safra 2024

Durante o Show Safra, um dos eventos agrícolas mais importantes do país, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) mostrou os resultados do Projeto Tecnologias Inovadoras do Sistema Plantio Direto (SPD) e da Integração Lavoura-Pecuária (ILP), voltado para o desenvolvimento sustentável da agropecuária em Mato Grosso. Financiado pelo REM MT, o projeto visa oferecer soluções eficazes para a produção agrícola, com foco na redução da população de nematoides, sem comprometer a produtividade.

Com recursos do Programa REM MT, o projeto é executado pela EMBRAPA, com a gestão financeira da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (FAPED) e com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Clube Amigos da Terra (CAT – Sorriso) e Fazenda Santana, localizada em Sorriso, que desde 2015, atende ao padrão “Responsable Soy” (certificação RTRS), sendo referência em produção sustentável de soja e milho com respeito ao meio ambiente.

O objetivo geral do projeto é gerar, validar e transferir tecnologias inovadoras, baseadas em consórcios de segunda safra e na solubilização microbiológica de fósforo no solo, visando a construção do perfil do solo para Sistemas Plantio Direto (SPD) e Integração Lavoura-Pecuária (ILP), com foco em pequenos e médios produtores rurais comprometidos com o desenvolvimento sustentável da agropecuária mato-grossense. O Projeto ainda realizou teste de potenciais consórcios em escala reduzida, capacitação de agentes multiplicadores e fortalecimento da assistência técnica, além da motivação e transferência de tecnologias diretamente aos produtores rurais.

 

Colheita da soja no experimento 1 de Sistema Plantio Direto (Foto: EMBRAPA)

 

A coordenadora do Subprograma Produção Sustentável do REM MT, Daniela Melo, fala da importância de mostrar em um dos eventos de agro em destaque no país, que é possível ter uma produção sustentável, com rentabilidade e também como o Programa REM MT tem auxiliado os produtores de Mato Grosso a desenvolver uma produção alinhada à conservação ambiental. 

“O Programa REM MT desenvolve diversos projetos no Estado voltados à produção sustentável, alinhando o crescimento econômico com preservação ambiental, que é um dos maiores desafios da agropecuária atualmente. O projeto apresentado no Show Safra, é mais um exemplo desse empenho em ajudar os produtores de Mato Grosso nesse sentido”, afirma Daniela.