Home

Programa REM MT lança cartilhas sobre cadeias de valor em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, o Programa REM MT realiza o lançamento de cinco cartilhas sobre cadeias de valor apoiadas pelo programa. O babaçu, a castanha do Brasil, o cumbaru e o pequi foram os produtos destaques dessas cartilhas, que mostram toda a história, o cultivo e a importância desses produtos da sociobiodiversidade para o Estado.

 

A data de lançamento das cartilhas foi escolhida intencionalmente no Dia do Meio Ambiente, pois as cadeias de valor dependem da preservação ambiental para sua subsistência. O Programa REM MT tem uma forte atuação na promoção de atividades que buscam conciliar o uso econômico dos recursos do ambiente com a conservação da biodiversidade e a geração de renda para as comunidades locais, que fomentam a manutenção das florestas em pé, auxiliando não só o meio ambiente como também os agricultores familiares, os povos tradicionais e originários.

 

A coordenadora geral do Programa REM MT, Ligia Vendramim, explica sobre a importância da valorização desses produtos.

“O fortalecimento de cadeias de valor como o pequi, o babaçu, a castanha e o cumbaru são essenciais para fomento da conservação ambiental, já que, sem floresta não temos esses produtos. Também são essenciais para as diversas comunidades que têm nessas cadeias o seu sustento, a sua história e toda a riqueza cultural e gastronômica”, diz Ligia.

 

BABAÇU - MELHORES PRÁTICAS PARA O MANEJO SUSTENTÁVEL

A cartilha Babaçu - Melhores práticas para o manejo sustentável, fornece orientações práticas e valiosas para a população sobre a cadeia de valor do babaçu, especialmente para as mulheres que dependem dessa atividade para sua subsistência. O babaçu, uma palmeira nativa de regiões de floresta amazônica, cerrado e Pantanal, desempenha um papel vital na vida das comunidades rurais, gerando renda e conservação ambiental. 

 

A cartilha reúne informações essenciais sobre técnicas eficientes de extração, manejo sustentável, boas práticas de higiene e segurança no processamento, além de estratégias de mercado. 

 

Confira aqui



CASTANHA DO BRASIL - SEGREDOS, USOS E CONSERVAÇÃO

A cartilha Castanha do Brasil - Segredos, usos e conservação,  fornece informações importantes sobre a cadeia de valor da castanha do Brasil, também conhecida como castanha-do-pará ou castanha da Amazônia. A cartilha reúne orientações práticas e valiosas sobre o cultivo, colheita, beneficiamento e comercialização da castanha do Brasil, visando fortalecer essa importante atividade econômica e promover a melhor qualidade de vida às famílias envolvidas, por meio da geração de renda.

 

Confira aqui



CUMBARU - FRUTO RICO E NATIVO DO CERRADO