Home

Governo de Mato Grosso apresenta ações de sucesso na agenda ambiental em evento na Indonésia

O Governo de Mato Grosso, representado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e pelo Programa REM MT, participaram da discussão do Acordo Sul-Sul, na Indonésia, entre os dias 23 a 29 de maio, onde foram apresentadas as ações de sucesso adotadas pelo Estado para o combate do desmatamento ilegal e pela preservação das florestas.

 

O evento, promovido pelo Banco Mundial, teve como objetivo incentivar parcerias e trocar experiências entre o Brasil, República Democrática do Congo e Indonésia sobre a pauta ambiental, que é assunto comum entre todas essas nações, já que juntas, somam mais de 50% da floresta tropical do mundo.

 

Dentre os assuntos tratados no encontro, os desafios do mercado de carbono, o desmatamento ilegal e os desafios da remuneração pela floresta em pé foram alguns dos destaques. Na oportunidade, a Secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, mostrou como Mato Grosso tem se destacado na melhoria da eficiência da atuação contra infratores e combate ao desmatamento, promovendo atividades econômicas da floresta, como o manejo florestal sustentável.

 

“Mato Grosso compartilhou as estratégias que estão sendo adotadas pelo Governo do Estado, os investimentos que estão sendo feitos pelo Programa REM MT no combate ao desmatamento e também o fortalecimento da bioeconomia como estratégia para fortalecer as ações voltadas à produção, conservação e inclusão das pessoas na solução ambiental”, disse Mauren.