Home

REM MT destina recursos ao IBAMA para reforma de salas e compra de equipamentos

Em continuação às ações de fortalecimento institucional, o Programa REM MT destinou recursos ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis de Mato Grosso (IBAMA-MT) para reforma de uma sala de situação e para compra de equipamentos para as equipes de fiscalização.

 

Umas das frentes de trabalho do Programa REM MT é fortalecer instituições públicas que atuam no combate ao desmatamento ilegal em Mato Grosso. O IBAMA atua no licenciamento, controle da qualidade e monitoramento ambiental, autorização de uso dos recursos naturais e fiscalização.

 

Como forma de melhorar o trabalho de fiscalização das equipes do IBAMA, o REM MT viabilizou a reforma da sala de situação, que foi inteiramente equipada com computadores, telão, ar-condicionado e móveis novos para receber as equipes das demais unidades federativas. 

 

A sala de situação atenderá as equipes de trabalho das demais unidades federativas do IBAMA - Foto: Priscila Soares/ REM MT.

 

O Chefe de Fiscalização do IBAMA, Edilson Paz Fagundes, explica que a reforma era necessária para um melhor ambiente de trabalho aos servidores.

“A gente tem uma estrutura que é bem antiga, o prédio do IBAMA é da década de 70 e a gente necessitava de melhorias para poder desenvolver as nossas atividades com uma melhor qualidade e oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores”, explica.

 

O servidor também reforçou a importância dos novos equipamentos para a equipe.

“Com a aquisição dos novos equipamentos, houve um incremento considerável na qualidade do trabalho. São equipamentos novos, de última geração, de alta qualidade, que vão melhorar os trabalhos da fiscalização que a gente executa no Estado”, completou Edilson.

 

Os novos equipamentos melhoram a qualidade do serviço prestado em prol da preservação ambiental em Mato Grosso - Foto: Priscila Soares/ REM MT.

 

Essa não foi a primeira vez que o Programa REM MT destina recursos ao IBAMA. O programa já realizou a compra de telefones via satélite, para atender uma necessidade das equipes de campo, que enfrentam dificuldades de acesso à comunicação em locais ermos e também a aquisição de drones, que aumentou a qualidade das fiscalizações, melhorando o combate aos crimes ambientais.

 

O coordenador do Subprograma Fortalecimento Institucional e Políticas Públicas Estruturantes do REM MT, Elton Antonio da Silveira, demonstrou a satisfação do programa em fortalecer o trabalho do IBAMA no Estado.

“O REM MT cumpre seu papel institucional ao viabilizar essas melhorias à instituições tão importantes nessa missão de manter a floresta em pé. Todos esses investimentos refletem na conservação ambiental e na melhor qualidade do trabalho desenvolvido pelos servidores”, disse.

 

Entrega dos telefones via satélite para os servidores do IBAMA e da SEMA - Foto: Fernanda Fidelis/ REM MT.

 

CONHEÇA O REM MT

 

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado do Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter  a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT também realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta. 

 

O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). 

 

 

 

Por Priscila Soares (REM MT)