Home

Programa REM MT realiza visita técnica à Fundação Amazonas Sustentável para alinhamento estratégico

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA-MT), entre os dias 17 e 21 de março, realizou visita técnica à Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em Manaus, com o objetivo de alinhar estratégias para a gestão da Fase II do Programa REM MT.

 

O REM MT tem como objetivo geral beneficiar aqueles que contribuem com ações de conservação da floresta e agricultura de baixo carbono, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agricultura sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta. 

 

O Programa REM MT é fruto de cooperação financeira entre os governos do Mato Grosso, da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial Britânico (BEIS), por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW).

 

Equipe da FAS e equipe do REM MT durante integração para consolidação de projetos de conservação das florestas 

 

Para a continuidade desse trabalho, o REM MT irá contar com a parceria da FAS para a gestão financeira dos recursos do programa, enquanto que a execução dos recursos é feita por equipe técnica do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso. A visita técnica foi um importante passo para alinhar e consolidar as estratégias de atuação na segunda fase do Programa REM MT.

 

O encontro entre o REM MT e a FAS incluiu a visita a comunidades tradicionais, apresentações institucionais, integração dos dois grupos de trabalho e discussões sobre sistemas de gestão e monitoramento. 

 

Além disso, foram apresentados o Plano Estratégico do Programa REM MT, e foram definidos os macroprocessos para a gestão físico-financeira, visando uma implementação eficiente e alinhada com as metas estabelecidas pelo REM, e com intuito de estabelecer diretrizes claras para a gestão financeira do programa, garantindo transparência e eficiência na utilização dos recursos.

 

Alinhamento do REM MT com a FAS para eficiência na gestão financeira na segunda fase do programa

 

Para a Coordenadora Geral do Programa REM MT, Ligia Vendramin, a visita técnica é importante para a consolidação das estratégias da segunda fase do programa.

“A visita técnica proporcionou um ambiente colaborativo e produtivo, onde conseguimos alinhar estratégias e definir planos concretos para a implementação da Fase II do Programa REM MT. Essa parceria promete fortalecer ainda mais os esforços de conservação e desenvolvimento sustentável, sempre com o objetivo de manter a floresta em pé”, enfatiza Ligia.

 

 

Por Priscila Soares (REM MT)