Home

Cuiabá Cidade Verde: REM MT, SEMA e Projeto Verde Novo plantam mudas de árvores em busca de devolver esse título para Capital

 

“Hoje é um dia muito especial. É um dia que marca a parceria entre o Programa REM MT e o Projeto Verde Novo, com o objetivo de reflorestar Cuiabá”, foi assim que a Coordenadora Geral do Programa REM MT, Ligia Nara Vendramin, definiu a ação realizada no último sábado (03.02), no qual iniciou-se o plantio de 2.500 mudas de árvores no entorno da Arena Pantanal.

Essa foi só a primeira de muitas outras ações que serão realizadas ao longo de 5 anos, onde, tem-se por objetivo plantar 300 mil mudas. A parceria entre o REM MT, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do projeto Verde Novo, vem do objetivo em comum das instituições em minimizar os efeitos das mudanças climáticas, especialmente no que se refere às altas temperaturas na Capital e região.

Coordenadora Geral do Programa REM MT, Ligia Nara Vendramin e equipe do projeto Verde Novo

DIMINUIÇÃO DO CALOR

A engenheira florestal e profissional sênior do Subprograma Produção Sustentável do REM MT, Leonora Goes, explicou os benefícios do plantio de árvores. 

“A gente pode se beneficiar das árvores na cidade de várias maneiras, começando pelo sombreamento. Nas áreas urbanas, o calor é absorvido e retido pelo asfalto e concreto. Quando temos as copas das árvores fazendo uma barreira, bloqueamos a exposição direta e isso ajuda a reduzir a temperatura. No processo de fotossíntese, elas também ajudam na absorção de dióxido de carbono (CO2), um gás que contribui para retenção do calor na atmosfera, sem falar que elas também promovem a filtragem do ar, removendo partículas de poeira e outros tipos de poluentes”, explica Leonora. 


Engenheira florestal e profissional sênior do Subprograma Produção Sustentável do REM MT, Leonora Goes

A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, enfatizou a importância dessa somatória de esforços em prol da arborização da cidade. “A secretaria está contribuindo com os recursos para a aquisição dessas mudas e também na ação de apoio ao plantio. É uma somatória de esforços que tem como objetivo melhorar a vida do cidadão”, disse a secretária.

Secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, na ação de plantio de mudas na Arena Pantanal

VOLUNTARIADO

O apoio de doadores e voluntários também tem sido importante nesse projeto, que recebeu a previsão de doação de 100 mil mudas para os próximos plantios. Além disso, durante a ação diversos voluntários estiveram presentes, como foi o caso da servidora pública, Camila Padilha Thiel, que levou a família para o plantio.

“Eu trouxe a minha família para estar aqui plantando árvores, porque, eu e as minhas filhas observamos que tem muitas árvores sendo retiradas da nossa Capital e era algo que nos incomodava muito. Quando eu vi essa oportunidade, achei incrível elas poderem retribuir com o meio ambiente, para nós respirarmos melhor, termos sombras e ter essa linda lembrança daqui uns anos da nossa árvore aqui na Arena Pantanal”, contou Camila.

Diversos voluntários participaram da ação

Foram plantadas mudas nativas e frutíferas, como Ipê, Aroeira, Jacarandá, Pata-de-vaca, Acerola, Amora, Tamarindo, entre outras espécies.  O Projeto Verde Novo nasceu de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam), os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e o Instituto Ação Verde. 

Para participar das próximas ações de plantio, basta clicar aqui e ficar ligado nas nossas redes sociais. 

REM MT 

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado do Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem com ações de conservação da floresta, como os agricultores familiares, as comunidades tradicionais e os povos indígenas, e fomenta iniciativas que estimulam a agricultura de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta. 

O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestor financeiro o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). 



Por Priscila Soares (REM-MT)