Home

Alemanha e Reino Unido assinam investimento na Fase 2 do Programa REM MT

A manutenção da floresta em pé, apoio e fortalecimento das comunidades tradicionais e povos indígenas e redução do desmatamento ilegal continuam em Mato Grosso: nesta segunda-feira (10), o governador Mauro Mendes assinou a Fase 2 do Programa REM MT, que vai contar com recursos do governo da Alemanha e Reino Unido, para dar sequência ao compromisso de preservação ambiental do estado.

Ao todo, foram investidos mais de 15 milhões de libras (o equivalente a 91 milhões de reais) pelo governo britânico, além de mais 15 milhões de euros (cerca de 80 milhões de reais) pelo governo alemão. Os recursos da Alemanha e do Reino Unido são administrados pelo Banco de Desenvolvimento KfW, com assistência técnica da Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ).

Desde 2017, o Programa REM MT atua em MT, após no estado ter  reduzido 90% do desmatamento ilegal por 10 anos. O programa beneficia aqueles que contribuem com ações de conservação da floresta, como os agricultores familiares, as comunidades tradicionais e os povos indígenas, e fomenta iniciativas que estimulam a agricultura de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir emissões de CO² no planeta.

Na Fase 1, os recursos atenderam 144 organizações sociais, sendo 114 associações ou cooperativas. Entre os contemplados, estão 603 , onde vivem 40 povos indígenas. No total, 107 municípios mato-grossenses foram atendidos. Os resultados podem ser consultados no Relatório Executivo, clique aqui.

A secretária de estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destaca que a assinatura da nova fase do REM MT reforça o compromisso de Mato Grosso em se tornar um exemplo de sustentabilidade.

Mauren Lazzaretti (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

“O objetivo principal de toda a assinatura deste memorando é estabelecer uma parceria construtiva para garantir o pilar da nossa agenda ambiental do estado de mato grosso, que é a produção, conservação e inclusão dos mato-grossenses nesta matriz, que vai promover desenvolvimento sustentável”, disse.

De acordo com o governador, os recursos não só vão garantir que Mato Grosso continue com a preservação ambiental, como também vão melhorar a qualidade de vida de comunidades e produtores. 

"Muito mais do que recursos, isso mostra o reconhecimento e a confiança dos dois países no trabalho que estamos desempenhando aqui em Mato Grosso pela preservação e desenvolvimento sustentável. É um serviço que estamos prestando ao planeta e contribuindo com a redução das mudanças climáticas", destaca o governador Mauro Mendes.

Investimento que faz diferença

Durante as visitas à aldeia Águas Correntes, do povo Umutina, em Barra do Bugres, e à comunidade quilombola de Mata Cavalo, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento-MT, o Gerente do Portfólio do Departamento de América Latina e Caribe do KfW, Klaus Köhnlein, pode ver de perto como o programa impacta positivamente a vida das pessoas.

 

Klaus Köhnlein, Gerente do Portfólio do Departamento de América Latina e Caribe do KfW (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

“Vimos isso em nossa visita de campo neste fim de semana. Podemos verificar que o dinheiro chega na ponta e faz uma diferença na vida das pessoas. Isso para nós é bem importante, porque é essa mensagem que queremos levar para o nosso governo, que o dinheiro chega na ponta e melhora a vida e condições das populações nos territórios”, avalia Klaus.

Diante dos resultados da primeira fase, a Encarregada de Negócios do Reino Unido, Melanie Hopkins, observou a sinergia envolvida na equipe para garantir o fortalecimento das comunidades tradicionais e povos indígenas.

“É um trabalho coletivo com certeza, que conta com a participação das comunidades locais, e leva em consideração a particularidade de cada território. Isso torna o REM MT este programa de tanto impacto, e é com muita alegria que anuncio que o reino unido contribuirá com 15 milhões de libras, aproximadamente 91 milhões de reais pra segunda fase”, comenta Melanie.

Melanie Hopkins, Encarregada de Negócios do Reino Unido (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

Inclusive, Melanie se surpreendeu com os dados apresentados pelo REM: “Gostaria de destacar um resultado: o REM contribuiu para um aumento de 300% na capacidade do estado no combate ao desmatamento, esse é um número a se celebrar. Outra contribuição importante foi a sala de monitoramento de combate ao desmatamento. Esse trabalho é uma referência para outros estados da Amazônia Legal, é motivo de orgulho para o REM e pro estado também. Essa renovação do nosso aporte sinaliza não somente a sólida parceria que temos com o estado, mas também o perfil de cooperação entre o Reino Unido e o Brasil”, ressalta Melanie.

Coordenadora do REM MT, Lígia Vendramim, a primeira à esquerda (Foto: REM MT)

Para a coordenadora geral do REM MT, Lígia Vendramin, a assinatura da Fase 2 representa a soma de todos os esforços da equipe do programa, que se dedicou nos últimos anos pela manutenção da floresta em pé no estado e pelo bem-estar das comunidades envolvidas.

"É com muito apreço que vamos dar início a essa segunda etapa, que vai promover a proteção dos recursos naturais de Mato Grosso, seu desenvolvimento econômico e também fortalecer a qualidade de vida de comunidades e povos que estão no projeto", disse a coordenadora.